Restaurante Lobozó
Restaurante Lobozó
Projeto de identidade visual para o restaurante Lobozó, idealizado por sociólogo Carlos Alberto Dória e pelos chefs Marcelo Corrêa Bastos e Gustavo Rodrigues. O restaurante tem como ponto de partida a culinária caipira, manifestação alimentar que se espalha por São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Paraná. Sobre o conceito de lobozó, Dória comenta:
“Não tem receita. Sai do nada sem ter sido planejado. É misturar o que se tem à mão, seja jiló, abobrinha, maxixe, quiabo, tomate, grelos (cambuquira), queijo, qualquer coisa, colocar uns ovos e a farinha de milho. Pronto! Tem-se uma coisa qualquer que é um lobozó! É o contrário do cartesiano arrumadinho, do dissimulado escondidinho, da canônica feijoada.. Lobozó é a confusão que alimenta, lobozó é gostoso porque é único, se improvisou na hora. É memorável sem se fixar na tradição. Lobozó é imediato. Nem tem adjetivo. Está na fronteira do refogado, da omelete, e não se resume a nenhum deles.
Misturamos estilos, misturamos ingredientes, misturamos nossas ideias. Nos misturamos nos outros e com os outros. Temos horror à pureza, à clareza, e não reconhecemos nelas qualquer superioridade. Achamos que somos miscigenados - misturados desde o início dos tempos de forma indelével. E se procuramos nossos caracteres, achamos nenhum. Macunaimicamente”.
Manifesto a favor da filosofia lobozó, 2016
Carlos Alberto Dória