A Rádio Arado de Ouro é o podcast do Instituto Arado. Apresentado por Lorena Lara e Bruno Brito, o programa explora o universo cultural do interior do país, sempre com boa prosa, entrevistas, informes e até mural de recados. É a mistura da memória dos programas de rádio de antigamente com a divulgação de conhecimento e pesquisas sobre o Brasil.
#01 - Brasil, Rádio & Cultura
No episódio inaugural da Rádio Arado de Ouro, Lorena Lara e Bruno Brito se apresentam aos ouvintes, dão uma palhinha dos programas que estão por vir e falam sobre a importância do rádio para a cultura rural brasileira.
#02 - Porco & Comunidade
Lorena Lara e Bruno Brito recebem um dos maiores conhecedores de porco no Brasil, Rafael Cardoso. Diretamente de sua fazenda em Silveiras, no Vale do Paraíba, ele falou sobre a importância deste animal para a formação cultural caipira.
#03 - Cerrado sem fim
Recebemos três especialistas para uma conversa aprofundada sobre o segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado. O engenheiro florestal Gustavo Rocha e os biólogos Maxmiller Ferreira e Ana Carla dos Santos falam, dentre outros assuntos, sobre as características da paisagem cerratense, o que esse ambiente significa para quem vive nele, o papel do fogo em sua preservação e como homem, fauna e flora se relacionam nesse ecossistema.
#04 - Cantos de Trabalho
Recebemos a pesquisadora Letícia Bertelli e o pesquisador Ricardo Mendes Mattos para falar sobre cantos de trabalho e sua relação com a vida no campo, as dinâmicas da sociedade rural brasileira e as influências africana, indígena e ibérica em nossas tradições musicais.
#05 - Viola que Vibra
Do cururu ao cateretê, da moda de viola ao pagode de viola. Guarânias, toadas, boleros, polcas, rasqueados. As violas portuguesas, trazidas pelos colonizadores ao território que se tornou o Brasil, acabaram ganhando uma nova vida e a viola caipira é maior exemplo de como o instrumento floresceu e se transformou por aqui. Neste episódio, Lorena Lara e Bruno Brito recebem o músico, compositor e arranjador João Paulo Amaral para conversar sobre as possibilidades que viola nos oferece.
#06 - Festa do Divino
Mastro, coroa, cetro, bandeira vermelha, fitas coloridas, procissão, novena, cavalhada, pomba branca. O agradecimento ao sagrado pelo ano que se passou e a doação de prendas para garantir colheita e proteção no ano que virá estão no centro dessa tradição. Lorena Lara e Bruno Brito recebem o professor de história e pesquisador João Rafael Cursino, que se debruçou sobre a Festa do Divino realizada em São Luiz do Paraitinga, sua cidade natal, e fala sobre o festejo e sua importância para o povo brasileiro.
#07 - Simpatias & Crendices
Se sete é um número mágico, então o sétimo episódio da Rádio Arado de Ouro não poderia ter outro tema que não fossem ritos, crendices, hábitos e simpatias espalhados pelo interior do Brasil - desde receitas para acabar com o soluço e a bronquite de recém-nascidos até maneiras de se evitar verruga na ponta do nariz e morte de pai e mãe. Desta vez, Lorena Lara e Bruno Brito receberam o parceiro de trabalho Luis Matuto para uma conversa sobre esse universo que envolve fé, medicina rústica, assombrações, superstições e magia.
#08 - Milho Miraculoso
Não poderíamos deixar o mês de junho passar sem falar dele, o cereal mais consumido do mundo, rei da culinária junina e um alimento tão simples e tão rico que parece ser milagroso: o milho. Desta vez, Lorena Lara e Bruno Brito receberam a pesquisadora Rafaela Basso, que se dedicou a estudar o papel do milho nos primeiros séculos de Brasil Colônia.
#09 - Disco é Cultura
Neste episódio, Lorena Lara e Bruno Brito fazem um grande passeio pela seleção de músicas que formam as oito playlists da Rádio Arado de Ouro. A dupla discute as maneiras pelas quais compositores e intérpretes foram - e são - capazes de transformar em letra e melodia cenas do cotidiano do interior do Brasil. Além disso, o papo abordou como músicas que podem parecer simples num primeiro momento são, caso ouvidas com atenção, ricas em detalhes sobre o imaginário rural do país.
#10 - O Corpo e a Casa
Lorena Lara e Bruno Brito receberam o pesquisador Francisco Andrade para uma conversa sobre arquitetura vernacular, a relação entre corpo e casa e as técnicas construtivas que resultam nas moradias de milhões de brasileiros e brasileiras pelo país.