Apear
Sobre o Projeto
Fomos convidados para reformular a marca da antiga associação "Arcco - Associação Roteiros Caminhos da Corte", situada na região do Vale Histórico, na divisa de São Paulo e Rio de Janeiro, abarcando os municípios de Silveiras, Queluz, São José do Barreiro, Arapeí, Bananal, Cunha e Engenheiros Passos. Com mais de 10 anos de existência, a instituição precisava de um novo nome e de uma nova identidade visual, sinalizando assim, um posicionamento mais moderno e alinhado com os valores do grupo.
Após um aprofundamento sobre o contexto, desenvolvemos a nova essência da marca e detectamos quais os pilares conceituais que direcionariam a estratégia visual. Detectamos que tratavam-se de “microrealidades num macrocontexto”, e que a marca deveria partir de atributos como “coletivo” e “fluxo”, acentuando o potencial da rede e da força motriz que movimenta esse conjunto de ações locais.
O nome APEAR surgiu após uma pesquisa sobre imaginário tropeiro, um dos principais pilares da região. Ao consultar o glossário do livro “O folclore das tropas, tropeiros e cargueiros no Vale do Paraíba”, de Tom Maia e Thereza Regina de Camargo Maia, vimos que a palavra em questão (APEAR) nos remetia à ideia de “descer da montaria”, “chegar a algum lugar”. Vale lembrar que toda a cidade valeparaibana nasceu porque alguém ali “apeou”. O gesto de apear precede a hospitalidade, que é uma das vocações da comunidade local.
Como parte de nosso processo, também desenvolvemos um texto que visava abarcar as principais questões pertinentes à região e os desafios da associação nesse contexto.
Entregas
- Naming
- Essência de Marca
- Identidade Visual
- Desenvolvimento de Layout do Site
Este projeto foi desenvolvido em parceria com o Estúdio Daó
Saiba mais: https://apear.com.br/