Calendário 2023
Café do Brasil:
Do Cafezal ao Cafezinho
É sabido que o café preto coado em casa pela manhã, depois do almoço ou na merenda da tarde, é onipresente nas moradas brasileiras. De norte a sul e de leste a oeste, o café está presente na mesa e no coração das pessoas. No coração, sim, já que o cheiro dessa bebida preenche o vazio da nossa casa e logo o reconhecemos enquanto lar. Talvez por isso a nossa sensação de conforto e acolhimento quando o cafezinho está posto à mesa.
No entanto, antes do protagonista em questão chegar à xícara, muitas etapas antecederam este momento solene e sagrado: o plantio, o trato, a colheita, a seleção, a secagem, a torra, a moagem e uma miríade de outros procedimentos fundamentais para que as cerejinhas vermelhas e amarelas transformem-se num pó único, aromático e inebriante.
Sendo assim, escolhemos este importante fenômeno do nosso cotidiano para ilustrar o tradicional calendário do Arado, que já está na sua quarta edição. Ao longo de 2023, o lindo processo de beneficiamento do café irá ilustrar sua parede e te conectar a esse Brasil rural que produz alimento e cultura!
Ficha Técnica
Projeto Gráfico: Estúdio Arado
Ilustrações: Cassius Rocha
Diagramação: Luis Matuto & Ana Letícia Rodrigues
Finalização & Produção Gráfica: Luis Matuto
Papel Miolo: Papel Vergê Madrepérola 120 g/m
Formato: 30 x 36 cm
Impressão: Offset
12 Gravuras Destacáveis